Colinas FM
Programa Estância Gaúcha - Geomar e Adrelaine Das 13:00 às 18:00
Siga nossas páginas:

Ricardo Magro: quem é o empresário à frente da Refit, alvo de megaoperação que apura fraudes no mercado de combustíveis

Publicado em: 27/11/2025

Por Redação g1 — São Paulo

 

O advogado e empresário Ricardo Magro, à frente do Grupo Refit, dona da Refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro, voltou ao centro do noticiário nesta quinta-feira (27) por conta da megaoperação contra o conglomerado e outras dezenas de empresas do setor de combustíveis.

Apontada como maior devedora de ICMS em São Paulo e uma das maiores do Rio de Janeiro e da União, a empresa de Magro é investigado por causar prejuízo bilionário aos cofres estaduais e federais.

Ele já esteve no foco de escândalos e disputas no setor e também foi citada na Operação Carbono Oculto, em agosto, que investigou a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no segmento. No entanto, a companhia não chegou a ser alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal.

Saiba quem é o empresário por que seu nome gera controvérsia no mercado de combustíveis.

 

Quem é Ricardo Magro?

 

Ricardo Magro, 51 anos, é um personagem recorrente e controverso do mercado de combustíveis no Brasil. Advogado de formação e empresário, ele comanda o grupo Refit, atual nome da antiga refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Ao longo dos últimos anos, tornou-se um dos nomes mais citados em investigações tributárias e em disputas que envolvem grandes distribuidoras, órgãos de fiscalização e até operações policiais.

A trajetória empresarial de Magro é marcada por atritos com o fisco de vários estados e pela insistência em rebater o rótulo de “maior devedor de ICMS do país”, algo que ele sempre classificou como distorção ou perseguição institucional em entrevistas à imprensa.

A Refit, atualmente em recuperação judicial, acumula dívidas bilionárias contestadas pelo empresário, que sustenta que suas disputas fiscais são resultado de uma guerra desigual contra um setor dominado por grandes grupos e por políticas de preço aa Petrobras.

*Reportagem em atualização

 

Fonte: G1


Mais Notícias

Nosso Endereço

Rua São Judas Tadeu, 232 - Ibaiti-PR

Comercial

(43) 9 9904-0002

Ouvintes

(43) 9 9904-0002

E-mail

colinasfm91.9fm@hotmail.com
Rua São Judas Tadeu, 232 | Bairro São Judas Tadeu | CEP: 84900-000 | Ibaiti-PR
Pedidos de músicas: (43) 9 9904-0002 | Comercial: (43) 9 9904-0002 | Email: colinasfm91.9fm@hotmail.com

© Copyright 2014 - 2025 - Colinas FM Emissora de Frequência Modulada LTDA | Todos os direitos reservados