Notícias


'Sertanejo desbocado': como músicas com palavrões estão ganhando cada vez mais espaço
Publicado em: 23/02/2024

Por Marília Neves, g1

A música "Sorte da porra", cantada por Felipe Araújo, abriu de vez a porta para uma fase do "sertanejo desbocado". Se antes os palavrões estavam aparecendo discretamente nas letras, agora foi parar até no título, mostrando uma nova tendência - que já era bem conhecida entre artistas do rock e do funk.

Nos últimos meses, faixas com expressões coloquiais sem censura têm figurado nos rankings das plataformas digitais. Algumas delas:

 

  • Em "Meio Termo", Luan Santana canta que a pessoa não quer um amor morno e diz que "ou ama pra porra ou porra nenhuma",
  • Em "Última Noite", Felipe Araújo e Luan Santana juntam as vozes pra dizer que "hoje vai ter gente que falou que não ia ficar comigo, ficando comigo e ligando o foda-se";
  • Emplacando três na lista do sertanejo desbocado, Luan Santana participa da música de Clayton & Romário e o trio canta que "é foda saber que a gente é só um ex-casal agora" na faixa "Namorando ou Não";
  • Também reincidente na lista de músicas com palavrão, Felipe Araújo desencanou de vez e não economizou nem para o título. Em "Sorte da Porra", ele canta que a parceira do sujeito tem uma "sorte da porra" que a boca dele não voa;
  • Em "Torce o Olho", Gusttavo Lima convida Hugo e Guilherme pra dizer que "não foi bom te ver chorar, foi foda demais";
  • Embora não seja tão recente, "Liberdade Provisória", de Henrique e Juliano, foi uma das precursoras dessa fase. Lá no finalzinho de 2019, a dupla cantava que o sujeito da música "tava solteiro porra nenhuma".

 

 

'Sempre que der par evitar, acho melhor'

 

Em entrevista ao vivo no g1 Ouviu, o podcast e videocast de música do g1, Felipe Araújo comentou que não escolheu gravar as duas músicas ("Última Noite" e "Sorte da Porra") por causa do palavrão, e, sim, porque gostou delas.

 

"Mas o palavrão estava ali no meio. A gente poderia até ter mudado a palavra, principalmente na 'Última Noite', mas não achei nada que fizesse tanto sentido quando a palavra em questão", disse o cantor.

Felipe acredita na tendência do sertanejo desbocado. "Tem muitas músicas saindo com alguns palavrões." Mas apesar de ter duas faixas encabeçando a lista, cita que "sempre que der pra evitar, é melhor". "A gente tem que ter essa responsabilidade também, porque são muitas crianças que ouvem nossas músicas. São crianças que as vezes crescem ouvindo a gente, se inspirando na gente."

 

O que pensam os compositores

Compositor das duas músicas do "sertanejo desbocado" com Felipe Araújo como intérprete, Matheus Costa acredita que o uso do palavrão nas músicas "é algo que cada vez vai ficar um pouco mais normal".

 

 

"Acaba que são palavras que estão no cotidiano, que as pessoas falam no dia a dia. Dentro de casa, na rua, entre amigos."

 

Dono de hits como "Na hora da raiva", "Edinalva" e "Seu perfil", Matheus diz que existe um cuidado para que o uso dessas palavras nunca tenha o sentido de ofensa. "É sempre bom ser colocado da forma certa, para não ficar uma coisa que agride ou que seja prejudicial a outra pessoa."

Matheus atribui a era digital, que atinge um púbico mais jovem, como o fator que impulsionou a tendência de uma era mais desbocada no sertanejo. "Com a era digital, essas músicas começaram a performar muito bem. Então acho que foi um gatilho para se usar cada vez mais."

Fonte: g1


Mais Notícias

+ notícias

As mais tocadas


HUGO E GUILHERME
HUGO E GUILHERME

VAZOU NA BRAQUIARA


DILSINHO PART.  ANA CASTELLA
DILSINHO PART. ANA CASTELLA

PASSADA DE MÃO


IVETE SANGALO PART LUDIMILLA
IVETE SANGALO PART LUDIMILLA

MACETANDO


HENRIQUE E JULIANO
HENRIQUE E JULIANO

QUEM MELHOR QUE EU


LUAN SANTANA PART ANA CASTELLA
LUAN SANTANA PART ANA CASTELLA

DEJAVU


GRUPO MENOS É MAIS
GRUPO MENOS É MAIS

O MUNDO DA VOLTAS


LUIZA MARTINS E MATHEUS E KAUAN
LUIZA MARTINS E MATHEUS E KAUAN

CÊ NÃO ME SUPEROU



Localização e Informações

Rua São Judas Tadeu, nº 232
Bairro São Judas Tadeu
CEP: 84900-000 | Ibaiti/PR
Fones:
Pedidos de músicas: (43)3546-1002
Comercial: (43)3546-1288
Email: colinasfm91.9fm@hotmail.com

Nossa Fã Page

Links

YOUTUBE INSTAGRAM

© Copyright 2014 - 2024 - Colinas FM Emissora de Frequência Modulada LTDA | Todos os direitos reservados